Os termos eficácia e eficiência aparecem com frequência nas normas de sistema de gestão, mas é comum encontrarmos empresas que confundem os termos.
Essa distinção já era feita por Peter Drucker (*1909 +2005), um dos papas da administração de empresas, que definia eficácia como fazer o coisa certa e eficiência como fazer certo a coisa (com menos recursos). A norma ISO9000:2005 define eficácia como “extensão na qual atividades planejadas são realizadas e resultados planejados são alcançados” e eficiência como “relação entre o resultado alcançado e os recursos utilizados”. Então atingir uma meta significa ser eficaz, enquanto perseguir essa meta sem desperdício de recursos é ser eficiente. A empresa pode ser eficaz, sem ser eficiente (por exemplo, conseguiu entregar os pedidos dos clientes na data solicitada, mas para isso teve que fazer horas extras e fretes extras), e pode ser eficiente sem ser eficaz (a empresa pode não ter feito horas extras ou fretes extras, mas não entregou todos os pedidos na data). O desafio então é ser eficaz e eficiente ao mesmo tempo (atender aos pedidos sem incorrer em horas extras ou fretes extras). Esse raciocínio se estende a outras métricas da empresa, e podemos apontar como exemplos de indicadores de eficácia atingir um certo faturamento previsto, zero acidentes etc., e como exemplos de indicadores de eficiência é comum encontrarmos produtividade, consumo de energia por unidade produzida etc.
A ISO9001 não requer indicadores de eficiência, apenas indicadores de eficácia, embora eles sejam recomendados. Já a IATF16949 requer ambos, indicadores de eficácia e de eficiência (em especial para os processos produtivos). A norma ISO14001 não requer expressamente indicadores de eficiência, apenas de eficácia, mas é indicado que a empresa estabeleça indicadores de eficiência (indicadores relativos ao consumo de recursos como água, energia e materiais por unidade produzida, como indicado na norma ISO14031 “Gestão ambiental — Avaliação de desempenho ambiental — Diretrizes”). Já a norma ISO45001 não requer indicadores de eficiência, apenas de eficácia, mas o custo sempre impacta as decisões a serem tomadas, e a eficiência não pode ser ignorada.
A LQ Técnica&Gestão está sempre pronta para auxiliar sua empresa na melhor escolha de seus indicadores e para atingir eficácia e eficiência. Consulte-nos.