Destaques

CQI23 – Processos Especiais: Avaliação de Sistemas de Moldagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O AIAG (Automotive Industry Action Group), entidade que congrega OEMs e fabricantes de autopeças norte-americanos, vem nos últimos anos publicando documentos denominados CQI (Continuous Quality Improvements), que são manuais sobre temas relevantes para a qualidade do setor automotivo. Alguns deles foram elaborados como listas de verificação para uso em auditorias de processos especiais, tais como CQI9 (tratamento térmico), CQI11 (tratamento superficial), CQI12 (pintura), CQI15 (soldagem), CQI17 (soldagem eletrônica), CQI23 (moldagem de materiais poliméricos), CQI27 (fundição). Recentemente foram lançados o CQI29 (brasagem) e o CQI30 (borracha).

O uso desses manuais é determinado pelos requisitos específicos de clientes. Especificamente o uso do CQI23 é requerido pela GM, Stellantis e por diversos fabricantes de autopeças, tais como Cummins, CIE Automotive, Dana, Plascar, Sumidenso, Yasaki etc. Aquelas empresas que fornecem peças poliméricas moldadas a clientes que requeiram auditoria CQI23, para fabricação de veículos ou reposição (PA), devem atender a esse requisito, salvo se expressamente derrogado.

O CQI23 é aplicável a fabricantes de autopeças fabricadas a partir de termoplásticos ou termofixos (em alguns casos compostos de borracha), que sejam produzidos por meio de injeção, sopro, vacuum forming, compressão, transferência ou extrusão. Outros processos, como rotomoldagem, não são objeto do CQI23.

O CQI23 determina as qualificações requeridas para ser um auditor CQI23, que mescla a formação como auditor da qualidade, a formação técnica e a experiência em moldagem.

O manual CQI23 é composto basicamente por 4 “check-lists”: seção 1 (Responsabilidade da Direção e Planejamento da Qualidade), seção 2 (Chão de fábrica e responsabilidade por Manuseio de material), Seção 3 (Auditoria de Trabalho – Análise do Produto Acabado) e as Tabelas de Processo. As seções 1 e 2 tratam de modo geral de aspectos do sistema de gestão da qualidade do moldador, enquanto que a seção 3 está diretamente relacionada com o(s) produto(s) específicos que fazem parte da amostragem sendo realizada. As tabelas de processo A a F são específicas de cada processo de moldagem, a tabela G é relacionada ao equipamento de moldagem e a tabela H trata das inspeções e ensaios necessárias ao produto específico em análise. Essas tabelas trazem tolerâncias de parâmetros e frequências de verificação/calibração de equipamentos e ensaios.

Questões classificadas como “não satisfatório” ou “necessita ações imediatas” devem ser objeto de ações corretivas com prazo de solução em até 90 dias. As questões envolvendo “necessita ações imediatas” requerem ainda contenções imediatas.

 

A LQ Técnica&Gestão pode realizar sua auditoria CQI23 ou qualificar seus auditores. Consulte-nos.

Deixe um comentário

ÚLTIMOS ARTIGOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS