Destaques

Benefícios da ISO14001 para as pequenas e médias empresas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Segundo o SEBRAE, mais de 99% das empresas brasileiras são PMEs (pequenas e médias empresas), porém a realidade delas é desafiadora. Legislação fiscal, tributária e trabalhista complexa, custos elevados, dificuldade para contratar pessoal competente, entre outros, são os problemas enfrentados no dia-a-dia. Adotar um sistema de gestão ambiental pode parecer coisa restrita apenas às grandes empresas, mas isso não é verdade. A certificação ISO14001 (Sistema de Gestão Ambiental) pode trazer vantagens para empresas de qualquer ramo ou porte.

Em primeiro lugar é preciso pensar que o atendimento à legislação ambiental é mandatório tanto para as empresas que possuem a certificação ISO14001 quanto para as empresas que não são certificadas. Mas as empresas certificadas precisam adotar processos consistentes para identificar e atender à legislação aplicável, o que pode evitar multas e outros custos indesejáveis.

Grande parte das empresas busca a certificação ISO14001 por ser esse um requisito de cliente para qualificação como fornecedor, então uma primeira vantagem é essa, de abrir portas em clientes e permitir o aumento de negócios com clientes de primeira linha.

Outro ganho viria de benefícios dados a empresas por organismos governamentais e outras partes interessadas. Por exemplo, no Estado de São Paulo, o Decreto 47400 de 4/12/2002 prevê o aumento do prazo de validade da licença ambiental ampliado em até 1/3 na renovação para as empresas com certificação ISO14001. Também no Estado de São Paulo, o Corpo de Bombeiros, por meio da IT44/2011, permite a ampliação da validade do AVCB por mais 1 ano para empresas certificadas ISO14001. Outros estados concedem vantagens semelhantes. Alguns municípios no Brasil adotaram o “IPTU verde”, que concede descontos para condomínios e empresas que comprovarem adotar práticas sustentáveis que promovam a proteção ou regeneração do meio-ambiente. Empresas de seguro costumam dar descontos nos prêmios pagos em virtude da obtenção dessa certificação. Ainda, alguns bancos podem ser mais simpáticos na obtenção de empréstimos para empresas que demonstram tal certificação.

Outro ganho, esse intangível, é a melhoria da imagem da empresa frente à comunidade, seus clientes e seus empregados, o que pode se refletir em um melhor clima organizacional.

Ainda, por força dos requisitos de estabelecimento de Objetivos Ambientais, monitoramento, auditorias, ações corretivas e melhoria contínua, o desempenho ambiental deve ser melhorado, o que obriga as empresas a trabalhar na redução de desperdícios, por meio de menor consumo de água, matérias-primas, energia e outros insumos, e menor geração de resíduos, que custam para serem adequadamente destinados.

Cabe às PMEs avaliar não somente os custos de implantação, mas também os benefícios a serem obtidos, e provavelmente muitas verificarão que a certificação ISO14001 é um bom negócio.

 

A LATO QUALITAS pode auxiliar sua empresa na implantação da ISO14001. Consulte-nos.

Deixe um comentário

ÚLTIMOS ARTIGOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS