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FMEA AIAG & VDA 1ªed. – o novo padrão de FMEA

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Em maio/2019 foi publicado o manual FMEA AIAG&VDA 1ª edição. Ele é o resultado de um trabalho conjunto entre o AIAG (Automotive Industry Action Group), que representa as empresas fabricantes de veículos americanas, e o VDA (Verband der Automobilindustrie), que representa os OEM alemães, harmonizando as práticas entre ambos e incluindo novos métodos.

Esse manual é uma resposta ao aumento da complexidade dos veículos, com cada vez mais sistemas interagindo entre si, e também às exigências cada vez maiores de segurança. Além disso, é também esperado que o uso contínuo desse novo método faça reduzir o custo da qualidade no projeto e manufatura de veículos.

Como é esse novo método e quais as novidades que ele traz?

  • Ao invés de a equipe multidisciplinar simplesmente preencher-se um formulário, agora ela deve seguir um processo estruturado em 7 fases: 1) Planejamento e preparação; 2) Análise da estrutura; 3) Análise de função; 4) Análise da falha; 5) Análise do risco; 6) Otimização; 7) Documentação dos resultados.
  • No início de cada projeto os 5 Ts devem ser discutidos: InTent (intenção), Timing (prazo), Team (equipe), Task (tarefa) e Tool (ferramenta).
  • A estrutura do produto tem 3 níveis: 1) Próximo nível superior (sistema ou subsistema); 2) Elemento foco (subsistema ou componente); 3) próximo nível inferior (componente ou característica). A estrutura do processo também possui 3 níveis: 1) Processo (ou item do processo); 2) Elemento foco (etapa do processo); 3) Elemento do trabalho do processo.
  • Os elementos de trabalho do processo são descritos em função dos 4Ms (Máquina, Mão-de-obra, Material, Meio-Ambiente, podendo ser ampliado para incluir método, medição etc.).
  • Função é a descrição do trabalho útil que a estrutura foi projetada para realizar, cumprir um requisito, por exemplo. Uma estrutura pode realizar mais de uma função.
  • Falha é o não cumprimento da função. Podem ser súbitas, intermitentes, acima ou abaixo do requisito, parciais, etc. A falha ocorre segundo a cadeia causa-modo-efeito.
  • O risco depende da combinação entre severidade da falha, ocorrência da falha e detecção da falha. Controles de Prevenção determinam a ocorrência e controles de detecção a detecção. Severidade, Ocorrência e Detecção são pontuadas numa escala de 1 a 10, cujos critérios de pontuação estão colocados como tabelas.
  • O NPR foi substituído pelo AP (Prioridade de Ação), baseado na combinação de Ocorrência, Severidade e Detecção e pode ser Alto, Médio e Baixo, que indica a prioridade de ação, não o risco.
  • As ações devem ser tomadas sobre as causas, de maneira a mitigar o efeito, reduzir a ocorrência ou melhorar a capacidade de detecção das causas, preferencialmente nessa ordem. A eficácia das ações é avaliada repontuando-se severidade, ocorrência e detecção.
  • Os resultados são documentados, comunicados e servem de lições aprendidas.

Adicionado foi incluído o FMEA-MSR (FMEA Suplementar para Monitoramento e Resposta do Sistema), para analisar falhas durante a operação do usuário do veículo e evitar uma falha de Alta Prioridade descrita no DFMEA capaz de gerar um estado de operação degradada.

FMEAs de família, de processo e uso de softwares são recomendados. Há uma preocupação com o know-how contido nos FMEAs, e é compreendido que nem sempre esse documento pode ser cedido a outros.

A transição para o novo modelo tem sido gradual, conforme os requisitos específicos de cliente vem incluindo esse novo requisito. FMEAs elaborados conforme o manual de FMEA AIA 4ª edição e FMEA VDA poderão existir até que alterações maiores sejam feitas, a critério do cliente ou antes, conforme decisão da organização. A partir de 7/Dez/2023 um treinamento para os auditores IATF foi disponibilizado, a ser completado com sucesso até 7/Jun/2023.

A LATO QUALITAS pode prover treinamento, consultoria e auditoria para o AIAG&VDA FMEA 1ª edição. Consulte-nos.

 

Nasario – Lato Qualitas Enga. Ltda. – Jul/19

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