Destaques

Os 14 Princípios de Deming aplicados às Construtoras

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Os princípios de Deming são um conjunto de ideias para melhorar a qualidade e a eficiência de uma organização. Eles foram criados por William Edwards Deming, um estatístico americano que ajudou a desenvolver a indústria japonesa no pós-guerra. Esses princípios podem ser aplicados em vários setores, incluindo o da construção civil. Aqui estão os 14 princípios de Deming adaptados para construtoras:

  1. Constância de propósito: a construtora deve ter um objetivo claro e manter-se fiel a ele. Isso significa que todos os membros da equipe devem trabalhar em direção a um objetivo comum e garantir que suas ações estejam alinhadas com ele.
  2. Adotar uma nova filosofia: a construtora deve estar disposta a mudar e a evoluir para atender às necessidades dos clientes e às mudanças do mercado.
  3. Parar com a inspeção em massa: a construtora deve se concentrar em prevenir problemas em vez de apenas detectá-los. Isso significa que a qualidade deve ser construída no processo, não verificada no final.
  4. Acabar com a prática de escolher fornecedores com base apenas no preço: a construtora deve escolher fornecedores com base na qualidade de seus produtos e serviços, não apenas no preço mais baixo.
  5. Melhorar constantemente e para sempre: a construtora deve estar em constante melhoria, buscando aperfeiçoar seus processos e produtos continuamente.
  6. Instituir treinamento: a construtora deve investir na formação de sua equipe, a fim de garantir que todos os membros possuam as habilidades necessárias para executar suas tarefas com eficiência e qualidade.
  7. Instituir liderança: a construtora deve ter líderes que inspirem e orientem sua equipe em direção ao objetivo comum.
  8. Eliminar o medo: a construtora deve criar um ambiente onde as pessoas se sintam seguras para expressar suas opiniões e ideias sem medo de retaliação.
  9. Quebrar as barreiras entre os departamentos: a construtora deve promover a colaboração entre diferentes áreas da empresa, a fim de melhorar a eficiência e a qualidade dos processos.
  10. Eliminar slogans, exortações e metas para a mão de obra: a construtora deve concentrar-se em fornecer o ambiente e os recursos necessários para que a equipe possa trabalhar com qualidade e eficiência.
  11. Eliminar cotas numéricas: a construtora deve focar na qualidade dos produtos e serviços, e não em metas de produção.
  12. Remover barreiras que privam as pessoas de orgulho no trabalho: a construtora deve criar um ambiente onde as pessoas se sintam orgulhosas do trabalho que realizam e sejam incentivadas a contribuir para a melhoria contínua.
  13. Incentivar a educação e a auto aperfeiçoamento: a construtora deve incentivar a equipe a buscar a educação e o auto aperfeiçoamento, a fim de adquirir novas habilidades e conhecimentos.
  14. Tomar ação para realizar a transformação: a construtora deve estar disposta a tomar ação para implementar as mudanças necessárias para melhorar sua eficiência e qualidade. Isso envolve identificar as áreas que precisam de melhorias e criar um plano de ação para implementar essas mudanças.

Ao aplicar os princípios de Deming, as construtoras podem melhorar significativamente a qualidade de seus produtos e serviços, aumentar a satisfação dos clientes e reduzir custos. Esses princípios também podem ajudar as construtoras a se adaptar às mudanças do mercado e a evoluir continuamente, mantendo-se competitivas no longo prazo.

 

Conte com a LQ se precisar de auxílio para melhorar os processos da sua construtora! Somos especialistas no assunto!

 

Rogério Antunes Filipe Duarte – mar-23

Deixe um comentário

ÚLTIMOS ARTIGOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS