Destaques

Verificação e Validação – Qual a Diferença?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

As normas de sistema de gestão utilizam os termos verificação e validação, mas no dia-a-dia percebemos que os termos nem sempre são bem compreendidos.

Enquanto a norma ISO9000:2015 define “verificação” como “comprovação, através de fornecimento de evidência objetiva, de que requisitos especificados foram atendidos”, “validação” é definida como “confirmação, através do fornecimento de evidência objetiva, de que os requisitos para o uso específico pretendido ou para uma aplicação foram atendidos”. Os dois envolvem fornecimento de evidências objetivas (dados que apoiam a existência ou a veracidade de alguma coisa) de que requisitos (necessidade ou expectativa que é declarada, geralmente implícita ou obrigatória) foram atendidos. Não há diferença entre os termos “comprovação” e “confirmação”, apenas tradução diversa do termo original em inglês “confirmation”. A diferença está em que os requisitos na “verificação” são os especificados, aqueles que faziam parte da especificação (desenho, contrato, norma, manual etc.) e os requisitos para validação são para o uso específico pretendido ou para uma aplicação (um caso particular, então).

A verificação pode ser resultado de uma inspeção ou outras formas de determinação, como a realização de cálculos alternativos ou análises críticas de documentos. As atividades realizadas para verificação são algumas vezes chamadas de processo de qualificação.

A validação é o resultado de um ensaio ou outras formas de determinação, como a realização de cálculos alternativos ou análises críticas de documentos. As condições para validação podem ser reais ou simuladas.

A comprovação metrológica (da qual a calibração de instrumentos de medição faz parte) é, por definição, uma validação, pois se deseja saber se o instrumento poderá ser usado para uma aplicação específica, mas parte dela pode ser uma verificação, como a análise e aceitação de um certificado de calibração e/ou comparação sistemática do instrumento com um padrão para comprovar que essa adequação ao uso continua válida.

Verificação e validação são usadas como controle de projeto e desenvolvimento (ISO9001:2015 item 8.3). Verificação é usada no controle de produto, processo ou serviço provido externamente atende aos requisitos (ISO9001:2015 item 8.4.2). Verificação ou validação pode ser usada para controlar fornecedores (ISO9001:2015 item 8.4.3). Validação e revalidação periódica devem fazer parte dos controles de produção e provisão de serviços quando as saídas resultantes não podem ser verificadas por monitoramento ou medição subsequentes, os chamados “processos especiais” (ISO9001:2015 item 8.5.1).

Na IATF16949:206, existem a Verificação de “job setup” (item 8.5.1.3), verificação após “shutdown” (item 8.5.1.4), validação de primeira e última peça (item 8.5.1.1 e 8.5.1.3), controle de mudanças (item 8.5.6.1) e controles operacionais (item 8.1.1).

Embora não usem os termos “verificação” e “validação” propriamente, os controles propostos em 8.1 e 9 das normas ISO14001:2015 e ISO45001:2018 tem a mesma intenção (atender à especificação ou poder ser usado em uma aplicação específica).

 

A LQ Técnica&Gestão oferece treinamento, consultoria, assessoria e auditoria em sistemas de gestão. Consulte-nos.

Deixe um comentário

ÚLTIMOS ARTIGOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS