Destaques

Mudanças Climáticas na ISO

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Em um movimento sem precedentes, a Organização Internacional para Padronização (ISO), em conjunto com a International Accreditation Forum (IAF), publicou um comunicado no dia 22 de fevereiro de 2024, anunciando a integração de considerações sobre as mudanças climáticas às normas de sistemas de gestão. Este passo representa um compromisso significativo com a ação climática, refletindo a resolução da ISO decorrente da Declaração de Londres sobre Mudanças Climáticas.

A inclusão dessas considerações tem o objetivo de garantir que as questões climáticas sejam levadas em conta na eficácia dos sistemas de gestão, juntamente com outras questões internas e externas relevantes. Para isso, duas novas declarações de texto serão adicionadas a um número de normas existentes e incorporadas a todas as novas normas em desenvolvimento ou revisão. Essas mudanças serão inicialmente introduzidas como Emendas aos padrões publicados e entraram em vigor a partir de 23 de fevereiro de 2024.

Entendendo as Mudanças e Seu Impacto

As adições específicas são feitas nas cláusulas 4.1 e 4.2 das normas, abordando a necessidade de determinar se as mudanças climáticas são relevantes ao Sistema e considerar os requisitos das partes interessados relacionados a essas mudanças. Essa abordagem assegura que a mudança climática seja reconhecida como um fator externo significativo, enfatizando sua importância na concepção e implementação do sistema de gestão.

Essas modificações enfatizam a importância vital das mudanças climáticas, embora muitas organizações que implementam as normas de sistemas de gestão já possam estar considerando o clima em suas práticas de gestão. A ISO e a IAF destacam que, enquanto a adição de considerações climáticas é crucial, as normas sempre incluíram a necessidade de considerar todos os problemas que afetam os sistemas de gestão.

Normas Afetadas e Aplicação Prática

Uma ampla gama de normas foram emendadas para incorporar essas mudanças, incluindo, mas não limitado a, ISO 14001:2015 sobre sistemas de gestão ambiental, ISO 9001:2015 sobre sistemas de gestão da qualidade, e ISO 45001:2018 sobre sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional. Esta ação reflete um reconhecimento da diversidade de impactos que as mudanças climáticas podem ter em diferentes componentes de sistemas de gestão.

As organizações que possuem certificações acreditadas e os organismos de certificação acreditados receberão orientações adicionais da IAF para facilitar a implementação dessas mudanças e apesar do IAF não ter apresentado nenhum prazo oficial para iniciar a avaliação do tema em auditorias, o prazo de 12 meses da data da publicação já está sendo apresentado como prática por alguns organismos de certificação.

A decisão da ISO de incorporar considerações sobre mudanças climáticas nas Normas de Sistemas de Gestão marca um ponto de virada crucial no compromisso das organizações com a sustentabilidade. Reconhece a necessidade de uma ação climática integrada nos sistemas de gestão organizacional e sinaliza uma nova era de responsabilidade ambiental no cenário global. As organizações são agora chamadas a refletir sobre suas práticas e estruturas, com um enfoque renovado na sustentabilidade e na ação climática como componentes centrais de sua gestão e operações.

A LQ pode auxiliar a sua empresa a preparar seu sistema de gestão às mudanças climáticas. Entre em contato conosco e obtenha as melhores soluções!

Rogério A. F. Duarte – fev/24

Deixe um comentário

ÚLTIMOS ARTIGOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS