Destaques

ISO14001 e o Aquecimento Global

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O mês de Novembro/2023 registrou “records” de temperatura em todo o Brasil, com implicações diversas para a saúde humana, para a economia e para o meio-ambiente. Por exemplo, o consumo de energia cresceu tanto que termoelétricas tiveram que ser acionadas, principalmente devido ao maior uso de equipamentos de refrigeração de ar. Diversas pessoas sofreram com desidratação e outras doenças causadas pelo calor. Também incêndios em diversas partes do país e tempestades geraram problemas para o meio-ambiente e para a economia.

Embora o fenômeno sazonal “El Niño” tenha contribuído para a onda de calor, o fenômeno do aquecimento global já não pode mais ser negado. As emissões atmosféricas de gases de efeito estufa, como o CO2, gerado por indústrias, queimadas e veículos movidos a combustíveis fósseis, entre outras fontes, são apontadas como as causas desse aquecimento.

A descarbonização da economia é uma tendência mundial, fruto de acordos internacionais patrocinados pela ONU, traduzidos em políticas de cada país, e tomados como estratégia de grandes empresas. As ações tomadas por essas empresas buscam alcançar a meta de “zero emissões líquidas”, ou seja, as emissões de gases de efeito estufa geradas pela empresa devem ser reduzidas e contrabalançadas por outras ações de “sequestro de carbono”, que fariam com que a empresa fosse neutra em emissões desses gases. Exemplos de ações nesse sentido são a substituição de fontes de energia baseadas na queima de combustíveis por fontes sustentáveis como eólica e solar. Outras ações envolvem plantio de árvores, trabalho remoto ou uso de transporte coletivo em lugar do uso de carro, entre outros.

E a ISO14001, o que tem a ver com isso? Tudo!. Desde o entendimento desse contexto (item 4.1), as necessidades e expectativas de partes interessadas (item 4.2), passando pelo compromisso com a melhoria do desempenho ambiental (item 5.2), ações para abordar riscos e oportunidades (item 6.1), objetivos ambientais (item 6.2), planejamento e controles operacionais – em especial a atenção ao ciclo de vida (item 8.1), atendimento aos requisitos legais (item 9.1.2) e chegando à melhoria contínua (item 10.3). Basta que a empresa realmente se engaje nessa jornada necessária.

 

A LATO QUALITAS oferece treinamentos, consultoria e auditoria interna na ISO14001. Consulte-nos!

Nasario – Lato Qualitas – Dez/23

Deixe um comentário

ÚLTIMOS ARTIGOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS