Destaques

A importância da consultoria para sistemas de Gestão Ambientais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Tudo o que necessitamos para sobreviver de algum modo vem da Natureza. Nosso alimento, a água que bebemos, o ar que respiramos, a roupa que vestimos, nossa casa e nossos bens e serviços que usamos tem origem na Natureza e os resíduos gerados nesse consumo (sólidos, líquidos e gasosos) para ela retornam. No passado o poder regenerativo da Natureza comportava a exploração desses recursos e a destinação inconsequente dos resíduos, mas a partir da metade do século XX, começou a ficar claro que havia sido superado o limite em que a Natureza comportava tal exploração. 

A partir dos anos 1970, a ONU e outras entidades começaram a publicar alertas mundiais sobre a necessidade de revermos nosso modo de vida e adotarmos mudanças no caminho da Sustentabilidade. Diversos desastres provocados pelo Homem, e mais recentemente as mudanças climáticas, mostraram que as ações devem acontecer agora, não é possível mais esperar, pois nosso futuro, e de nossos filhos e netos está em risco. 

Os países passaram a adotar legislações que restringem o uso dos recursos naturais (exigindo licenças e outorgas), punir quem prejudica o meio ambiente (multas ambientais) e incentivando aqueles que colaboram com a causa ambiental (linhas especiais de financiamento, benefícios fiscais). Os consumidores conscientizados passaram a preferir produtos ambientalmente melhores (“verdes”, “naturais”, biodegradáveis, recicláveis etc.). As empresas, visando melhorar sua imagem frente aos clientes e outras partes interessadas, passaram a adotar certificações como a ISO14001 e a exigir o mesmo de seus fornecedores. As empresas então começaram a colher benefícios de seu compromisso com o meio-ambiente, como a redução de desperdícios e redução de riscos. 

A LQ Técnica&Gestão, também engajada nesse movimento de preservação e recuperação do nosso meio-ambiente, oferece serviços às empresas que permitem a elas se adequarem a essas exigências e auferir mais rapidamente os benefícios relacionados. 

Oferecemos os seguintes serviços: 

  • Consultoria e Assessoria: ISO14001,  
  • Auditoria: ISO14001, Verificação de Conformidade Legal, Avaliação de Fornecedores, diagnóstico (“gap analysis”) 
  • Treinamentos: Requisitos ISO14001, Formação de Auditor Interno SGA, Formação de Auditor Interno SGI, MASP (Ação Corretiva e Ação Preventiva), ISO31000:2018 – Gestão de Riscos, Gestão de Mudanças, 5Ss 

Faça uma consulta agora mesmo, sem compromisso. Preços justos e profissionais realmente competentes! 

Autor do artigo:
Nasario de S. F. Duarte Jr. 

Deixe um comentário

ÚLTIMOS ARTIGOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS