Destaques

A importância da consultoria na indústria automotiva

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O Brasil é um dos principais produtores de veículos e autopeças no mundo. A Ford e a GM, já na década de 1920, instalaram plantas industriais no país. Na década de 1950, Juscelino Kubitschek promoveu a vinda de muitas montadoras ao país, incluindo a VW. Na década de 1970 a Fiat foi pioneira a instalar uma montadora fora do eixo Rio-São Paulo. Na década de 1990, no governo Fernando Henrique, outras montadoras vieram para o país, incluindo Honda, Toyota, Renault e Peugeot-Citröen. Mais tarde foi a vez de empresas como Hyundai e Cherry se instalarem aqui. Além das já citadas, outras montadoras importantes como Mercedes, Volvo, Scania, MAN e DAF, entre outras, tem plantas industriais no Brasil. O Brasil já teve seus veículos nacionais, como a Brasília, o Puma, o SP2, os Gurgel e a Troller. Até uma equipe de Fórmula I nacional, a Copersucar, o Brasil já ostentou. Atualmente a Fiat Toro é um exemplo de sucesso da engenharia brasileira no mercado automotivo. 

Para atender à essa indústria exigente e competitiva, uma indústria de autopeças diversificada e relevante foi construída ao longo de muitas décadas no país. Essas empresas, produzindo peças de aço estampado, plástico injetado, pneus e peças de borracha, peças usinadas, chicotes elétricos, bancos, vidros, lubrificantes e tantos outros componentes e matérias primas necessárias, movimentam parte relevante da economia nacional, empregam milhares de pessoas em postos de trabalho qualificados, incrementa a tecnologia nacional e recolhe um volume grande de impostos para o país. 

Mas esse mercado é muito competitivo, e as indústrias nacionais hoje tem que disputar seu espaço com empresas do mundo todo. Certificações como ISO9001 e IATF16949 são mandatórias e o lean manufacturing (manufatura enxuta) é o modo de produção padrão do mundo automotivo. Desperdícios e defeitos não são tolerados. Ações corretivas em geral requerem o uso de poka-yokes. Treinamentos são necessários e bem-vindos. O auxílio de um consultor experiente reduz custos com tentativas-e-erros. 

Nesse sentido, a LQ Técnica&Gestão atua para auxiliar as empresas brasileiras do setor automotivo a se adaptarem e prosperarem nesse mercado desafiador. 

Oferecemos os seguintes serviços: 

  • Consultoria e Assessoria: IATF16949, ISO9001, Lean Manufacturing 
  • Auditoria: IATF16949, ISO9001, CQI23, auditorias em fornecedores, diagnóstico (“gap analysis”) 
  • Treinamentos: Requisitos IATF16949, Requisitos ISO9001, Formação de Auditor Interno Automotivo, CQI23, CQI19, Core Tools (MSA, CEP, FMEA, APQP/PPAP), CQI20 (8D), 5Ss, Kaizen, Lean manufacturing, AV/EV. 

Faça uma consulta agora mesmo, sem compromisso. Preços justos e profissionais realmente competentes! 

Autor do artigo:
Nasario de S. F. Duarte Jr. 

Deixe um comentário

ÚLTIMOS ARTIGOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS