Destaques

Mudanças nos Esquemas de Certificação devido ao Coronavírus

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Auditorias IATF16949: O IATF publicou em 27/3/2020 o documento “IATF Global Waivers and Measures in Response to the Coronavirus Pandemic (COVID-19)”. As principais medidas são:  1) estender a validade de certificados que estejam próximos do vencimento em até 6 meses; 2) estender o prazo para auditorias de Estágio 2 em até 90 dias sem que seja necessário realizar outra auditoria de Estágio 1; 3) estender o prazo para auditorias de manutenção em até 90 dias do prazo limite sem necessidade de suspensão do certificado; 4) auditorias de renovação devem ocorrer antes de 120 dias do final do período estendido de expiração do certificado. Auditorias remotas não foram permitidas. Para mais detalhes e outras determinações relativas a auditorias especiais, gestão de não conformidades, designação de auditores etc., ver o documento publicado em www.iatfglobaloversight.org.

Auditorias ISO9001, ISO14001, ISO45001: o IAF (International Accreditation Forum) publicou a nota “IAF Statement on COVID-19” (https://www.iaf.nu/articles/IAF_Statement_on_COVID-19/636) que por sua vez faz referência aos documentos IAF ID3:2011 e IAF MD4:2018, que podem ser encontrados na página do IAF (https://www.iaf.nu). Em resumo, o IAF ID3:2011 trata de eventos extraordinários e circunstâncias que possam afetar as organizações certificadas, e prevê medidas tais como auditorias remotas, adiamento de auditorias e extensão do prazo de certificação, enquanto que o IAF MD4:2018 trata do uso de tecnologia da informação e de comunicação nas auditorias (em outras palavras, auditorias remotas). Para mais detalhes, consulte seu organismo de certificação sobre essas possibilidades de adiamento, extensão e auditora remota.

É importante que cada empresa mantenha seus Sistemas de Gestão íntegros, como preconiza a ISO9001:2015 no item 6.3 (Planejamento de Mudanças), pois essas mudanças são temporárias e a normalidade voltará mais cedo ou mais tarde, e aquelas empresas que souberam gerir adequadamente seus processos neste período estará em melhores condições de competir após a retomada da economia (que certamente virá) enquanto que aquelas que optarem por desmantelar seus sistemas, na retomada estarão em má situação para competir.

 

A Lato Qualitas pode auxiliá-lo presencialmente e de maneira remota a manter e melhorar seus sistemas de gestão. Consulte-nos!

 

Nasario de S. F. Duarte Jr.
30 de março de 2020

Deixe um comentário

ÚLTIMOS ARTIGOS

A IATF16949 e o Plano de Contingência

Nesses anos de 2020 e 2021, devido à pandemia COVID-19 e seus desdobramentos, muitas empresas passaram por situações como elevado índice de absenteísmo e falta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS