Destaques

Mudanças nos Esquemas de Certificação devido ao Coronavírus

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Auditorias IATF16949: O IATF publicou em 27/3/2020 o documento “IATF Global Waivers and Measures in Response to the Coronavirus Pandemic (COVID-19)”. As principais medidas são:  1) estender a validade de certificados que estejam próximos do vencimento em até 6 meses; 2) estender o prazo para auditorias de Estágio 2 em até 90 dias sem que seja necessário realizar outra auditoria de Estágio 1; 3) estender o prazo para auditorias de manutenção em até 90 dias do prazo limite sem necessidade de suspensão do certificado; 4) auditorias de renovação devem ocorrer antes de 120 dias do final do período estendido de expiração do certificado. Auditorias remotas não foram permitidas. Para mais detalhes e outras determinações relativas a auditorias especiais, gestão de não conformidades, designação de auditores etc., ver o documento publicado em www.iatfglobaloversight.org.

Auditorias ISO9001, ISO14001, ISO45001: o IAF (International Accreditation Forum) publicou a nota “IAF Statement on COVID-19” (https://www.iaf.nu/articles/IAF_Statement_on_COVID-19/636) que por sua vez faz referência aos documentos IAF ID3:2011 e IAF MD4:2018, que podem ser encontrados na página do IAF (https://www.iaf.nu). Em resumo, o IAF ID3:2011 trata de eventos extraordinários e circunstâncias que possam afetar as organizações certificadas, e prevê medidas tais como auditorias remotas, adiamento de auditorias e extensão do prazo de certificação, enquanto que o IAF MD4:2018 trata do uso de tecnologia da informação e de comunicação nas auditorias (em outras palavras, auditorias remotas). Para mais detalhes, consulte seu organismo de certificação sobre essas possibilidades de adiamento, extensão e auditora remota.

É importante que cada empresa mantenha seus Sistemas de Gestão íntegros, como preconiza a ISO9001:2015 no item 6.3 (Planejamento de Mudanças), pois essas mudanças são temporárias e a normalidade voltará mais cedo ou mais tarde, e aquelas empresas que souberam gerir adequadamente seus processos neste período estará em melhores condições de competir após a retomada da economia (que certamente virá) enquanto que aquelas que optarem por desmantelar seus sistemas, na retomada estarão em má situação para competir.

 

A Lato Qualitas pode auxiliá-lo presencialmente e de maneira remota a manter e melhorar seus sistemas de gestão. Consulte-nos!

 

Nasario de S. F. Duarte Jr.
30 de março de 2020

Deixe um comentário

ÚLTIMOS ARTIGOS

Os fatores de sucesso da IATF

Até os anos 1980s, relógios eram produtos reconhecidos pela precisão mecânica e considerados um bem de valor, passando inclusive como herança de pais para filhos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Scroll Up