Destaques

05 de Junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

No dia 5/6/1972 aconteceu a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia. A partir desse dia, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho, com o objetivo de chamar a atenção dos governos e das pessoas para os problemas ambientais.

A Conferência de Estocolmo, como passou a ser conhecida, foi importante para mudar o modo como os recursos naturais eram vistos, antes considerados inesgotáveis, passando a ser reconhecidos como limitados, e as questões ambientais ganharam relevância mundial. Nessa  Conferência, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e apresentou a Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente, defendendo sua preservação.

Passados 47 anos, é inegável a necessidade de se preservar o que resta do meio ambiente intocado, e reverter grande parte da destruição feita pelo Homem ao longo dos séculos, em especial nas últimas décadas. A poluição, a redução da biodiversidade, o aquecimento global, a escassez de água e outros recursos naturais não afetam apenas a natureza, mas também o Ser Humano, comprometendo esta e as futuras gerações.

A coleta e destinação adequada de resíduos, a reciclagem e reuso de resíduos, o consumo sustentado de recursos naturais, a redução do desmatamento e destruição de habitats naturais, a redução da queima de combustíveis fósseis, a preservação de mares, rios, lagos e nascentes e a proteção do solo contra erosão são algumas das ações necessárias e urgentes que os governos, empresas e as pessoas devem executar.

Todos os anos a ONU adota um tema para a comemoração, e o de 2019 é a preocupação com a poluição do ar. Também um país é escolhido como sede para as celebrações oficiais globais, e neste ano a China sediará o evento.

Que este Dia Mundial do Meio Ambiente faça nascer a conscientização para esta missão tão importante para a vida no nosso planeta. E que a partir da conscientização as atitudes mudem em prol de um mundo melhor para nós, nossos filhos e netos e todos os seres vivos. Faça sua parte, plante uma árvore, mude seus hábitos de consumo, procure usar menos o carro e mais o transporte coletivo etc.

 

A LATO QUALITAS pode auxiliar a sua empresa a implantar ou melhorar o Sistema de Gestão Ambiental, de maneira a colaborar com o meio-ambiente e obter retornos para a empresa

 

Nasario de S. F. Duarte Jr.
8 de junho de 2019

Deixe um comentário

ÚLTIMOS ARTIGOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Scroll Up