Destaques

Dia Mundial da Metrologia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O Dia Mundial da Metrologia é celebrado todo 20 de maio para lembrar a importância da Metrologia para o comércio, indústria, ciência e tecnologia.

A data relembra o dia 20 de maio de 1875 onde 17 países, entre eles o Brasil, assinaram a Convenção do Metro em Paris, estipulando as bases de um sistema coerente de medições no mundo, hoje denominado Sistema Internacional de unidades (SI). A celebração ocorre em mais de 80 países e é organizada anualmente pelo BIPM (Bureau Internacional de Pesos e Medidas) em parceria com a OIML (Organização Internacional de Metrologia Legal), com a participação dos institutos nacionais de metrologia, como o Inmetro.

O objetivo daquela Convenção – a uniformidade mundial das medições – permanece tão importante hoje como foi em 1875. Em 16/11/18 ocorreu a 26ª reunião da Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM) em Versalhes, na França, onde foi tomada a decisão histórica de mudar a definição do quilograma, do ampere, do kelvin e do mol. Doravante todas as unidades do SI passam a ser definidas em termos de constantes fundamentais da natureza, dispensando o uso de artefatos físicos. Isso garante a estabilidade do SI para as futuras gerações e possibilita seu uso para o desenvolvimento de novas tecnologias. Essas mudanças entram em vigor a partir de 20/05/19.

A mudança mais marcante foi a do quilograma, 2ª unidade do SI mais antiga depois do metro. Desde 1889, o quilograma era definido como a massa de um cilindro de platina-irídio mantido no BIPM na França, conhecido como Protótipo Internacional do Quilograma (IPK) ou “Le Grand K”, e agora, depois de anos de compilação de dados, a nova definição do quilograma é baseada na constante de Planck – a constante fundamental da física quântica.

Aqui no Brasil, o dia 26 de junho foi escolhido para homenagear os Metrologistas, que são os profissionais que trabalham com metrologia. Essa data não é aleatória. Foi pela Lei Imperial 1.157, de 26 de junho de 1862, que o Brasil adotou oficialmente o sistema métrico decimal, depois ampliado e denominado Sistema Internacional de Unidades – SI.

 

A Lato Qualitas pode auxiliar sua empresa a manter e melhorar a Gestão da Metrologia em sua empresa. Consultem-nos!

 

Nasario de S. F. Duarte Jr.
1 de maio de 2019

Deixe um comentário

ÚLTIMOS ARTIGOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS