Três pedreiros estavam trabalhando, e um passante resolveu indagá-los sobre o que estavam fazendo. “- Estou assentando tijolos”, disse o primeiro. “- Estou construindo uma parede”, disse o segundo. “- Estou construindo uma igreja”, disse o terceiro. Quem estava mais engajado dos três?
Engajamento de Pessoas e Abordagem de Processos são 2 dos Princípios da Gestão da Qualidade, explicados na ISO9000:2015 e utilizados tanto na ISO9001:2015 quanto na IATF16949:2016.
Sobre Engajamento de Pessoas, a ISO9000:2015 diz “Respeitar e envolver todas as pessoas em todos os níveis. Reconhecimento, empoderamento e aperfeiçoamento de competências, facilitam o engajamento das pessoas na realização dos objetivos da qualidade da organização”.
Na ISO9001:2015, encontraremos esse princípio aplicado ao item 5 (Liderança e Comprometimento), item 6 (Planejamento), item 7.1.6 (Conhecimento organizacional), item 7.3 (Conscientização) e 7.4 (Comunicação). Esses requisitos trazem a necessidade de se compreender os objetivos da qualidade e motivar as pessoas para alcançá-los, incentivar a criatividade das pessoas, buscar conhecer e aumentar a satisfação e colaboração das pessoas, estabelecer valores e cultura compartilhados, compartilhar conhecimentos e experiências, empoderar as pessoas.
Na IATF16949:2016, além dos requisitos da ISO9001:2015, existe o requisito de demonstrar que todos os funcionários estão conscientes do impacto de suas atividades para a qualidade do produto e para a manutenção e melhoria da qualidade (incluindo os requisitos do cliente e os riscos envolvidos com produtos não conformes enviados ao cliente) – item 7.3.1. Também no item 7.3.2, a organização é requerida a manter processos documentados para motivar os colaboradores para atingir os objetivos da qualidade e para criar um ambiente que promova a inovação e melhorias da qualidade (exemplo, processos kaizen, Seis Sigma etc.).
Já a Abordagem de Processos é justificada na ISO9000:2015 da seguinte maneira: “O SGQ consiste em processos inter-relacionados. Compreender como os resultados são produzidos por este sistema permite que uma organização otimize o sistema e seu desempenho”. Na ISO9001:2015, o termo “processos” aparece por toda a norma, em especial no item 4.4 (Sistema de gestão da qualidade e seus processos). No item 5.1.1, fica claro que a Direção deve “promover o uso da abordagem de processo e da mentalidade de risco”. Os requisitos da ISO9001:2015 relacionados com a Abordagem de Processos visam: definir objetivos do sistema e processos necessários para alcançá-los; estabelecer autoridade, responsabilidade e responsabilização por prestar contas pela gestão de processos; compreender a capacidade da organização e determinar as limitações de recursos antes da ação; determinar as interdependências do processo e analisar o efeito de modificações em processos individuais sobre o sistema como um todo; gerenciar processos e suas inter-relações como um sistema para alcançar os objetivos da qualidade da organização eficaz e eficientemente; assegurar que a informação necessária esteja disponível para operar e melhorar os processos e para monitorar, analisar e avaliar o desempenho do sistema geral; gerencia os riscos que possam afetar as saídas dos processos e resultados globais do SGQ.
A IATF16949:2016 acrescenta à Abordagem de Processos a necessidade de se tratar adequadamente a segurança do produto (4.4.1.2), designar os donos dos processos (5.1.1.3), estabelecer indicadores tanto de eficiência quanto de eficácia dos processos (5.1.1.2), alinhar os objetivos com as requisitos dos clientes (6.2.2.1).
Autor do artigo:
Nasario de S. F. Duarte Jr.