Destaques

Para que serve o APQP afinal?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

APQP (“Advanced Product Quality Planning and Control Plan” – Planejamento Avançado da Qualidade do Produto e Plano de Controle) é “um método estruturado para definir e estabelecer as etapas necessárias para garantir que um produto satisfaça o cliente”. Esse método de desenvolvimento do produto e do processo visa, portanto, estabelecer etapas e controles que assegurem que o produto e seu processo de produção atendam aos requisitos estabelecidos de qualidade e entrega.

As preocupações começam com a equipe multidisciplinar que vai trabalhar no projeto, o cronograma do projeto, métodos de resolução de problemas e ferramentas usadas, como o FMEA, o CEP, o MSA e outras. O resultado permitirá submeter o PAPP (Processo de Aprovação de Peça de Produção) ao cliente e gerar o Plano de Controle para o protótipo, para o lote piloto de produção (pré-lançamento) e para a produção corrente.

O APQP é um processo tipo “stage-gate”, onde entre cada fase há uma avaliação para decidir se o projeto deve ou não avançar para a próxima fase e sob que condições. As fases do APQP são: Planejamento, Projeto e desenvolvimento do produto, Projeto e desenvolvimento do processo, Validação do produto e do processo e Produção (melhoria contínua). Ao longo de todo o projeto podem ser tomadas ações corretivas e geradas lições aprendidas.

Um conceito importante é o de Engenharia Simultânea, que superpõe as fases do projeto para reduzir o tempo desde o início até o término do projeto. Mas a principal vantagem da Engenharia Simultânea é o aumento da comunicação entre os membros da equipe, prevenindo problemas de projeto do produto e de projeto do processo.

Outros requisitos são o estabelecimento de fluxograma de processo, verificações e validações de produto e de processo e comprometimento da equipe com a viabilidade.

Cada projeto gera subsídios para os projetos seguintes, por meio do conceito de PDCA.

O Manual do APQP AIAG 2ª edição de 2008 traz listas de verificação que podem ser usadas para garantir que as saídas do APQP sejam adequadas.

 

A LATO QUALITAS oferece curso e consultoria em APQP para capacitar sua empresa nessa metodologia. Consulte-nos!

 

Nasario de S. F. Duarte Jr. – Lato Qualitas – LQ Técnica&Gestão – Nov/23

Deixe um comentário

ÚLTIMOS ARTIGOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS