Todos os anos, no dia 14 de outubro, é comemorado o Dia Mundial da Normalização. Essa data foi instituída em 1970 e é promovida principalmente pela ISO (International Organization for Standardization), IEC (International Electrotechnical Commission) e ITU (International Telecommunication Union), entidades que cuidam de normatização internacional.
Essa data procura homenagear os milhares de especialistas voluntários pelo mundo que colaboram com o desenvolvimento e aprimoramento das normas técnicas internacionais.
As normas técnicas são vitais para todas as atividades econômicas, colaborando com a qualidade, produtividade, segurança, saúde e meio ambiente. A globalização não é possível sem elas. O consumidor está protegido sempre que compra um produto projetado e fabricado segundo os requisitos desses documentos, pois representam o consenso de especialistas e atendem a padrões mundiais. As normas garantem que um produto fabricado do outro lado do mundo funcionará e atenderá aos requisitos estabelecidos nas mãos do consumidor deste lado do mundo.
Além disso, as normas técnicas protegem empresas honestas de concorrentes inescrupulosos, que visam somente o lucro sem se preocupar com qualidade, segurança, saúde ou meio ambiente. Elas permitem certificações de produtos, pessoas e sistemas de gestão, facilitando a escolha de bons fornecedores. A concorrência entre empresas e nações se dá em bases mais justas.
Sem as normas técnicas teríamos dificuldades para importar e exportar, dar manutenção em um automóvel, ligar produtos de fornecedores diferentes em uma mesma tomada elétrica, fazer uma ligação telefônica etc. Até a fabricação de um tijolo deve seguir seu próprio referencial normativo!
Para o século XXI, as novas tecnologias impõe a necessidade de normas técnicas que facilitem a troca de informações e segurança da informação. A inovação é fomentada através da atualização dos requisitos técnicos e da definição de conceitos abrangentes. A comunicação é facilitada pela padronização de termos, símbolos, regras e critérios, permitindo o trabalho em equipe por pessoas de diferentes culturas.
As normas técnicas não são obrigatórias, mas podem ser adotadas por uma legislação ou imposta por um cliente a seus fornecedores, ou ainda adotadas voluntariamente por qualquer empresa que assim deseje.
A Lato Qualitas pode auxiliar sua empresa a certificar seus produtos ou sistemas de gestão. Consulte-nos!
Nasario de S. F. Duarte Jr.
1 de novembro de 2019