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Competência, Conscientização e Desempenho

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As normas ISO de sistemas de gestão (ISO9001, ISO14001, ISO45001 etc.) e outras normas baseadas nessas (como a IATF16949) possuem os capítulos 7.2 “Competência” e 7.3 “Conscientização” contendo requisitos. Muitas empresas associam esses requisitos com Desempenho, mas o que seria cada um desses termos? Sempre os interpretamos de maneira correta?

A norma ISO9000:2015 define “competência” como “capacidade de aplicar conhecimento e habilidades para alcançar resultados pretendidos”. Já “conscientização” não tem uma definição específica, porém a norma afirma que “conscientização é alcançada quando as pessoas entendem suas responsabilidades e como suas ações contribuem para a realização dos objetivos da organização”. O dicionário define conscientização como a tomada de consciência, por meio do conhecimento, trazendo mudança de hábitos e atitudes. Por fim, a norma define “desempenho” como “resultado mensurável”. Assim, o desempenho (resultados mensuráveis) poderia ser alcançado por meio de competência, mas a competência depende da conscientização.

Cada norma relaciona competência e conscientização com seu tema (competência e conscientização para a qualidade, para o meio-ambiente, para a segurança e saúde no trabalho etc.).

Porém, algumas vezes o desempenho pode ser alcançado sem a competência, por sorte ou corrupção, por exemplo. Mas a competência é um meio mais garantido de conseguir o desempenho, e a conscientização é pré-condição, não suficiente, pois conscientização sem atitude, ou competência sem ação, não trará os resultados esperados.

Medir a competência por meio do desempenho é um meio muito utilizado, mas sujeito a falhas. Também imaginar que toda conscientização se dá por treinamento pode ser um engano, pois a simples participação em um treinamento nem sempre resulta em aumento de conhecimento ou na mudança de hábitos e atitudes.

Enquanto Desempenho é normalmente fácil de medir (ex.: faturamento, aprovação etc.), competência é mais difícil de medir (aprovação em um exame, por exemplo), e conscientização é ainda mais difícil (escolhas realizadas, por exemplo). Treinamento pode ser medido em número de cursos, horas de treinamento, cumprimento do plano de treinamento etc. A conscientização pode ser medida por pesquisas, entrevistas etc. A empresa deve investir em treinamentos e outras formas de conscientização (palestras, exemplos, mentoreamento etc.) e treinamentos e outras ações para adquirir competências (ex.: OJT, aprendizado de técnicas, estágios etc.) para melhorar as chances de conseguir o desempenho esperado.

 

A LQ Técnica&Gestão está sempre pronta para auxiliar sua empresa a melhorar a competência e conscientização, e alcançar o desempenho esperado. Consulte-nos.

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