Destaques

Responsabilidade e autoridade

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Embora esses termos estejam presentes desde sempre nas normas de sistema de gestão, ainda há gente que os confunda. Pior ainda, ainda é comum se encontrar casos de responsabilidade sem autoridade para tal, e de autoridade sem responsabilidade.

O dicionário trará para Responsabilidade, as seguintes definições, entre outros: 1) Qualidade de quem é responsável; 2) Obrigatoriedade de responder pelos próprios atos ou por aqueles praticados por algum subordinado.

Já para Autoridade, o mesmo dicionário trará como definições, entre outras: 1) Direito ou poder de mandar, de ordenar, de decidir, de se fazer obedecer; 2) Forma de controle baseado no poder atribuído a determinadas posições ou cargos; superioridade advinda dessa posição ou cargo.

Ou seja, Responsabilidade trata de deveres, e Autoridade trata de poderes. Alguém que tem responsabilidade por algo ou alguém, tem a obrigação de cumprir com seu dever, e alguém que tem autoridade sobre algo ou alguém, tem poder de decisão sobre esse algo ou alguém.

Todos que trabalham em uma empresa tem algum tipo de dever, por exemplo, cumprir com uma determinada jornada de trabalho, entregar certo tipo de produto ou serviço etc. Uns podem ter mais atribuições e responsabilidades que outros, em virtude das diferenças de competência, demanda e outros fatores.

Já a autoridade parece estar mais concentrada nos níveis superiores da hierarquia, embora cada qual possua seu grau de autoridade, nem que seja sobre si mesmo na tomada de certas decisões operacionais.

Embora as filosofias de origem japonesa como o Lean Manufacturing defendam a delegação de autoridades (“empowerment”) aos níveis hierárquicos mais baixos, e as organizações atuais sejam mais horizontais devido à automatização de atividades e necessidade de redução de custos, ainda é possível encontrar ocasiões onde as responsabilidades e autoridades não sejam adequadamente distribuídas, cabendo a alguns tarefas difíceis de executar pois não dispõe da autonomia de decisão necessária, acarretando situações de tensão emocional e falhas na execução dessas tarefas.

E ainda existem os casos onde a responsabilidade não é claramente definida ou entendida e os problemas surgem porque ninguém se sentiu impelido a executar alguma tarefa, que acaba por deixar de ser executada, prejudicando a organização e suas partes interessadas.

Por fim, existem as situações onde a autoridade deixa de cumprir com sua tarefa, postergando decisões importantes, não distribuindo responsabilidades ou concentrando demasiadamente as decisões, imobilizando a empresa em um clima de inércia e indecisão.

Esperamos que sua empresa faça adequada gestão das responsabilidades e autoridades, por meio de ferramentas como organograma, descrições de cargo, procedimentos, políticas, entre outros.

A LQ Técnica&Gestão está sempre pronta para auxiliar sua empresa na melhoria de seus sistemas de gestão. Consulte-nos.

Nasario de Sousa Filipe Duarte Junior – Lato Qualitas Enga. Ltda. – Set/23

Deixe um comentário

ÚLTIMOS ARTIGOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS