Destaques

Quantas empresas certificadas IATF16949 há no mundo?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Diferente da ISO (International Organization for Standardization) o IATF não costumava publicar estatísticas sobre esse tipo de certificação, deixando os profissionais do ramo curiosos a esse respeito.  Os últimos dados que obtivemos a esse respeito, obtidos por meio do SMMT, são de out/2019 e atestavam a existência de 75.294 certificados no mundo naquela época, estando o Brasil na 11ª posição, com 1149 certificados, terceiro lugar nas Américas, atrás dos EUA e México. Pois agora em 27/Out/2022 o IATF publicou pela primeira vez em sua página da internet essas informações atualizadas.

Essas informações dão conta de que existem atualmente 85.970 (30/Set/2022), um crescimento de 14,2% nesses 3 anos. O Brasil hoje conta com 1128 certificados (1,62% dos certificados do mundo), 12ª posição mundial, um decrescimento de 1,8% nesses 3 anos, resultado do processo de desindustrialização que infelizmente nosso país vem sofrendo nos últimos anos.

Nas Américas, os Estados Unidos também tiveram pequena redução do número de certificados, mas o México vem crescendo ano a ano e atualmente possui 2090 certificados, fazendo com que as Américas no todo tenha tido crescimento. A Europa também teve um decrescimento do número de certificados, embora alguns países como Itália e Polônia tenha tido crescimento. O Oriente Médio teve crescimento, com Turquia e Irã à frente desse processo. A África contém poucos certificados, e nenhum país se destaca nesse mercado. Mas é a Ásia que concentra 74,64% dos certificados no mundo (quase ¾ do total!), com China à frente com 31308 certificados, seguido de Índia e Coréia do Sul, e um segundo pelotão com Japão, Tailândia, Taiwan e Malásia. O gráfico pode ser visto em www.iatfglobaloversight.org.

Nós da LQ Técnica&Gestão desejamos que o Brasil retome sua trajetória de crescimento, por meio da reindustrialização. A indústria automotiva, que por aqui se iniciou há 100 anos atrás, no entreguerras, tomou impulso na década de 1950 no governo JK, e novo impulso na década de 2000 no governo FHC, necessita de um novo impulso para que se preserve e desenvolva uma cadeia de fornecimento complexa, envolvendo indústrias em ramos diversos como mecânico, metalúrgico, químico, elétrico/eletrônico, produzindo peças em aço, vidro, plástico, borracha, motores, além de tintas, lubrificantes, combustíveis etc., que geram empregos bem remunerados, gera tecnologia e impostos para o governo, entre outros benefícios, contribuindo para gerar o país que nós todos queremos. O Brasil é o único entre as grandes economias que não dispõe de um fabricante nacional de veículos automotores. Que os próximos anos nos tragam muitas certificações IATF16949, e nos orgulharemos de fazer pare dessa história.

 

A Lato Qualitas pode auxiliar sua empresa a obter e manter sua certificação IATF16949.

 

Nasario, Lato Qualitas, Nov/22

Deixe um comentário

ÚLTIMOS ARTIGOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS