Destaques

Riscos e Oportunidades

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Para as normas ISO9001/ISO14001/ISO45001/IATF16949/PBQP-H, dentre outras, o risco é “o efeito da incerteza”, sendo a incerteza “o resultado da falta de conhecimento”. A busca de oportunidades pode trazer riscos e ações tomadas sobre riscos podem gerar oportunidades. Os riscos e oportunidades devem tratar do atingimento dos resultados pretendidos (objetivos da qualidade, do meio-ambiente de segurança e saúde ocupacional etc.);  prevenir ou reduzir efeitos indesejáveis e; alcançar melhoria contínua.

Primeiramente devem ser considerados o contexto (mercado, região, legislação, sistemas, tecnologia, recursos etc.) e os requisitos das partes interessadas (clientes, fornecedores, governos, funcionários etc.) para avaliar corretamente esses riscos e oportunidades. Por exemplo, um contexto desfavorável pode trazer maiores riscos à consecução da estratégia, bem como novos requisitos legais podem trazer oportunidades para certas empresas.

A organização deve planejar tanto ações para abordar esses riscos e oportunidades como integrar e implementar as ações nos processos do seu sistema de gestão e avaliar a eficácia dessas ações. A análise também pode levar à decisão de não se tomar ações (conviver com o risco). Oportunidades podem versar sobre novos produtos, mercados tecnologias etc.

Note-se que a avaliação de riscos e oportunidades é, segundo essas normas, um processo “top-down”, pois deve-se primeiramente compreender o quadro geral (contexto e partes interessadas) para se decidirem as ações e aí leva-las aos processos para a execução dessas ações e posterior avaliação de eficácia. A norma não diz que os riscos devem ser avaliados pelos responsáveis pelos processos.

A norma ainda obriga que as ações tomadas sejam apropriadas ao impacto potencial sobre a conformidade de produtos e serviços. A mudanças e tendências de riscos e oportunidades devem ser analisadas criticamente pela Direção.

Durante auditorias, treinamentos e consultorias observamos alguns erros comuns:

– não considerar o contexto e partes interessadas na abordagem de riscos e oportunidades. Muitas vezes os riscos e oportunidades são avaliadas apenas no nível dos processos, por pessoas que desconhecem a avaliação de contexto e oportunidades feita pela Direção;

– riscos e oportunidades falando apenas do passado (o que já aconteceu) e não do futuro (o que poderia acontecer);

– a sintaxe utilizada não deixa interpretar corretamente qual o risco ou oportunidade que está sendo considerado. Às vezes confunde-se o risco com a ação ou o risco com a causa do risco;

– não se avalia a eficácia das ações tomadas sobre riscos e oportunidades, apenas se as ações foram ou não tomadas.

A LQ pode auxiliar sua empresa a implantar, manter e melhorar a avaliação de riscos e oportunidades.

Nasario, Lato Qualitas, Set/22

Deixe um comentário

ÚLTIMOS ARTIGOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS