Destaques

Dia do Controle da Poluição Industrial

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Todo dia 14 de Agosto no Brasil é dedicado à conscientização com relação à poluição atmosférica causada pelas indústrias, pela instituição do Dia do Controle da Poluição Industrial, que lembra a assinatura do Decreto-Lei 1413/1975, que obrigou as empresas brasileiras a dotarem medidas corretivas e preventivas com relação aos problemas causados por suas emissões atmosféricas.

Embora nem todas as indústrias emitam poluentes, as que emitem necessitam adotar controles para evitar que suas emissões contaminem o ar, o que poderia causar doenças respiratórias e outras doenças nos trabalhadores e comunidades em redor, além de ter potencial para contaminar o solo e as águas superficiais, contribuir para o aquecimento global e afetar a camada de ozônio, prejudicando não só pessoas, mas também animais e plantas até em áreas distantes do ponto de geração.

As medidas que as empresas devem tomar para manter suas emissões dentro dos parâmetros legais vão desde a instalação de filtros e lavadores de gases, passando por processos que geram menos emissões, até a escolha das matérias-primas e fontes de energia a serem usadas.

Cada um de nós também pode colaborar com a redução da poluição atmosférica adotando hábitos de consumo consciente, como por exemplo adquirir produtos orgânicos, produzidos regionalmente ou por processos sustentáveis, também desligando luzes e aparelhos eletrônicos que não estejam sendo usados no momento, fazendo a manutenção de equipamentos e utensílios ao invés de substituí-los por novos, optando por produtos duráveis ao invés de descartáveis e colaborando com a reciclagem de resíduos (coleta seletiva). Dessa maneira as indústrias deixam de consumir energia e matérias-primas que gerariam emissões atmosféricas apenas para produzir produtos sub-utilizados ou fabricados por processos poluidores ou pouco eficientes.

 

A Lato Qualitas pode auxiliar sua empresa a implantar, manter e melhorar o sistema de gestão de ambiental em sua empresa.

Nasario, Lato Qualitas, Ago/22

Deixe um comentário

ÚLTIMOS ARTIGOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS