Destaques

Mudanças à vista

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

REVISÃO PBQP-H (SiAC) E O PORTAL CBIC DE NORMAS TÉCNICAS

No dia 6 de fevereiro, em Brasília, o Grupo de Trabalho da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) se reuniu e teve como um dos destaques da conferência a discussão da compatibilização da norma ISO9001:2015 com o PBQP-H (SiAC). Essa junção vem sendo buscada pela Comissão Nacional do SiAC (CNSiAC), desde 2017, quando o Ministério das Cidades publicou no Diário Oficial da União a portaria com o novo Regimento SiAC – Execução de Obras, cuja principal alteração foi sua adequação à Norma de Desempenho – ABNT NBR 15.575. Essa conciliação de normas visa possibilitar que as construtoras obtenham, simultaneamente, as certificações ISO9001:2015 e PBQP-H nível A.

Contexto:
Em 2013, a CBIC lançou o Catálogo de Normas Técnicas de Edificações que atualmente, está em sua sexta edição. Esse documento demonstrou-se uma eficiente ferramenta de busca para projetistas e empresas de execução de obras, permitindo encontrar tudo em um só lugar.

A partir daí, notou-se uma movimentação do setor em torno da centralização das normas, permitindo a disponibilidade de informações de maneira fácil e objetiva. Encabeçando esse projeto intitulado “Portal CBIC de Normas Técnicas da Indústria da Construção”, em esforço conjunto, encontramos o SENAI Nacional e o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), com a “Gestão das normas técnicas do setor”, projeto do qual faz parte a compatibilização do PBQP-H (SiAC) com a ISO9001:2015.
O portal elaborado para cumprir tais demandas dos profissionais da área da Construção é produto do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant), subcomissão da Comat/CBIC e está previsto para ser lançado durante o 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), que será realizado no mês de maio em Florianópolis/SC. Nessa ferramenta, será possível consultar quais são as normas do Construção Civil, as versões mais recentes, os status das revisões (atualizações, cancelamentos, suspensões etc) e quais normas estão disponíveis para consulta pública.

A LATO QUALITAS PODE LHE AUXILIAR A IMPLANTAR SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE EM SUA CONSTRUTORA OU INDÚSTRIA. CONSULTE-NOS.

 

Rogério A. Filipe Duarte
1 de abril de 2018

Deixe um comentário

ÚLTIMOS ARTIGOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS