Destaques

Dia do Cliente

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Todo dia 15 de Setembro, em 167 municípios brasileiros espalhados por 14 estados, incluindo 8 capitais, é comemorado o Dia do Cliente.

A data foi criada no Rio Grande do Sul em 2003 para homenagear os clientes e estreitas as relações entre o comércio e os consumidores. É uma data para promover descontos especiais, sorteios e outras ações para agradecer a fidelidade dos clientes.

Parece ser algo piegas e oportunista, voltado apenas para vender mais, mas convém lembrar que é o cliente que com seu poder de compra financia o comércio e consequentemente a indústria, serviços, agropecuária e todos os demais ramos de atividade. Portanto nunca é demais homenageá-lo. E como todos nós somos clientes de alguma empresa, todos são homenageados neste dia.

Mas não pode ser apenas nesta data que o cliente tem que ser lembrado. Todos os dias, em todas as relações contratuais e comerciais, o cliente tem que ser lembrado como a razão da existência daquela atividade.

O Dia do Consumidor (15 de Março) é dedicado a lembrar dos direitos do consumidor e difere do Dia do Cliente, que visa celebrar a fidelidade dos mesmos, indo além do simples respeito aos direitos. O consumidor é pessoa física que compra para seu próprio consumo, enquanto que o cliente pode ser uma empresa ou aquele cliente habitual, o conhecido “frequês”.

Em tempos de economia digital e constantes mudanças, convém que a empresa revise continuamente suas políticas e processos voltados ao cliente, para identificar como continuar fidelizando aquele que decidiu preferir nossa empresa em detrimento de outros concorrentes, e para identificar como aumentar o número desses compradores habituais, razão da existência de todas as empresas.

 

A Lato Qualitas quer homenagear todos os seus clientes neste dia 15 de Setembro. Muito obrigado por nos depositar sua confiança, sempre faremos tudo para continuar a merecê-la.

 

Nasario de S. F. Duarte Jr.
2 de setembro de 2019

Deixe um comentário

ÚLTIMOS ARTIGOS

A IATF16949 e o Plano de Contingência

Nesses anos de 2020 e 2021, devido à pandemia COVID-19 e seus desdobramentos, muitas empresas passaram por situações como elevado índice de absenteísmo e falta

ÚLTIMAS NOTÍCIAS