Destaques

Dia Internacional de Prevenção às Lesões por Esforços Repetitivos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Desde o ano 2000, o dia 28 de Fevereiro é dedicado à conscientização para a prevenção, diagnóstico e tratamento das Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), doenças profissionais cuja incidência cresce em todo o mundo, e que no Brasil representam mais de 45% das doenças ocupacionais registradas pela Previdência Social nos últimos anos, além de ser a segunda maior causa de afastamento do trabalho no país  (http://sa.previdencia.gov.br/site/2018/12/AEPS-2017_04.12.18.pdf ).

O termo LER/DORT abrange cerca de 30 doenças, entre elas: tenossinovites, tendinites, bursites e síndrome do túnel do carpo. Afeta principalmente os membros superiores, particularmente nos punhos. Provoca dor, insensibilidade, fadiga, fraqueza para segurar objetos, e em estágios avançados, incapacidade permanente para o trabalho e outras atividades, com prejuízo para a qualidade de vida do doente, para as finanças das empresas e ônus para a Previdência Social. Algumas das categorias profissionais mais atingidas são: bancários, digitadores, operadores de linha de montagem e de confecções, operadores de telemarketing, entre outros.

As causas são movimentos repetitivos, postura incorreta e sobrecarga física, quando executados por longos períodos de tempo. Mas a causa básica subjacente costuma ser falta de conscientização de trabalhadores e empregadores para o problema, justificando a importância da data dedicada. Medidas adequadas para reduzir a incidência desse tipo de problema incluem adequação ergonômica de mobiliário e equipamentos , pausas para descanso e ginástica laboral. Atendimento à NR17 “Ergonomia”, em conjunto com a NR07 “PCMSO” e o trabalho executado pelo SESMT (NR04) e CIPA (NR05) são fundamentais para as empresas adotarem os cuidados necessários para lidar com essas doenças.

 

A Lato Qualitas é especializada em Sistemas de Gestão e pode auxiliar sua empresa a gerir com foco em Saúde e Segurança no Trabalho

 

Nasario de S. F. Duarte Jr.
4 de fevereiro de 2019

Deixe um comentário

ÚLTIMOS ARTIGOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS