Destaques

22 de Março, Dia Mundial da Água

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Dia 22 de Março comemorar-se-á o Dia Mundial da Água. A data foi instituída pela ONU em 1992 para promover a reflexão sobre a importância da preservação dos recursos hídricos no planeta, e a cada ano um tema diferente é selecionado pela UN-Water em consulta às demais organizações da ONU que compartilham interesse no enfoque daquele ano. O tema também está alinhado com o foco do Relatório Mundial sobre o Desenvolvimento da Água coordenado pelo Programa Mundial de Desenvolvimento da Água da UNESCO (World Water Development Programme – WWAP) em nome da UN Water.

A água faz parte do nosso cotidiano e é essencial à vida humana, dos animais e das plantas. Embora 70% da superfície do planeta seja coberta por água, 97,5% dela é salgada, e outra parte dela não é apropriada para consumo (contaminada, p.ex.) ou não é facilmente acessível (o gelo nos polos, p. ex.).

O tema escolhido pela ONU para 2024 é “Água para a Paz”, pois é reconhecido que a água pode ser tanto uma fonte para harmonia entre os povos quanto a disputa por ela pode acarretar conflitos. Rios e outros reservatórios de água doce são compartilhados por países e a contaminação ou sobre-exploração dos mesmos vem afetando milhões de pessoas, mas a colaboração entre povos pode trazer um círculo virtuoso.

O tema de 2024 no Brasil, escolhido pela ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) é “A Água nos Une, o Clima nos Move “. A disponibilidade da água está sendo impactada pelas mudanças climáticas, com secas e inundações mais severas, e é urgente que as populações protejam seus mananciais de água limpa.

As empresas certificadas ISO14001 deveriam incluir o tema “água”, tanto do ponto de vista do consumo quanto do ponto de vista da geração de esgotos e outros tipos de contaminantes da água, em suas políticas ambientais, objetivos ambientais, avaliações de riscos e de oportunidades e ações consequentes, no sentido de buscar a sustentabilidade. Sustentabilidade se traduz como um balanço equilibrado entre o consumo e o descarte de águas, de modo a ser neutro para o meio-ambiente. Ações para redução de consumo, descarte de efluentes dentro dos parâmetros legais e medidas que evitem a contaminação de mananciais devem ser adotadas e aprimoradas continuamente.

 

A LATO QUALITAS oferece treinamentos, consultoria e auditoria interna na ISO14001. Consulte-nos!

 

Nasario – Lato Qualitas – Mar/24

Deixe um comentário

ÚLTIMOS ARTIGOS

Auditoria ISO/IEC17025:2017

A norma ISO/IEC17025:2017 “Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração” é uma norma de sistema de gestão de laboratórios.  A acreditação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS