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Gestão de Mudanças e Sistemas de Gestão

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A mudança faz parte da rotina das empresas, sejam elas planejadas ou não, e é importante gerí-las, pois toda mudança traz consigo riscos e oportunidades.

As normas ISO9001:2015 (e por conseguinte a IATF16949:2016), ISO14001:2015 e ISO45001:2018 requerem que o contexto interno e externo e requisitos de partes interessadas sejam monitorados identificar e relatar as mudanças à Alta Direção para que ela decida se mudanças no sistema de gestão são necessárias. Mudanças no sistema de gestão devem ser realizadas de uma maneira planejada e sistemática, de maneira a assegurar que a integridade do sistema de gestão seja mantida. Mudanças nos processos e nas atribuições das pessoas podem ser necessárias para atingir os resultados pretendidos. A organização deve controlar mudanças planejadas e analisar criticamente as consequências de mudanças não intencionais, tomando ações para mitigar quaisquer efeitos adversos, como necessário. Mudanças devem ser comunicadas, como apropriado, e a informação documentada pertinente deve ser atualizada. Ao ocorrer uma não conformidade, incluindo as provenientes de reclamações, a organização deve realizar mudanças no sistema de gestão, se necessário. O programa de auditoria deve levar em consideração mudanças que afetam a organização.

Comunicação com o cliente relativa a mudanças em pedidos e contratos deve ser mantida. Informação documentada com os requisitos para produtos e serviços deve ser emendada e pessoal pertinente alertado sobre as mudanças nesses requisitos. Mudanças feitas durante, ou subsequentemente a, o projeto e desenvolvimento de produtos e serviços devem ser identificadas, analisadas criticamente e controladas para assegurar que não haja impacto adverso sobre a conformidade com requisitos. Informação documentada sobre as mudanças, resultados da análise crítica, autorização de mudanças e ações tomadas para prevenir impactos adversos devem ser retidas.

Mudanças para produção ou provisão de serviços devem ser analisadas criticamente e controladas para assegurar continuamente conformidade com requisitos. Informação documentada deve ser retida para descrever os resultados das análises críticas de mudanças, as pessoas que autorizam a mudança e quaisquer ações necessárias decorrentes da análise crítica. Ao abordar necessidades e tendências de mudanças, a organização deve considerar seu conhecimento no momento e determinar como adquirir ou acessar qualquer conhecimento adicional necessário e atualizações requeridas. Mudanças, incluindo desenvolvimentos planejados ou novos, e atividades, produtos e serviços novos ou modificados devem ser consideradas para determinar os aspectos ambientais da organização. Deve haver processos para identificar perigos a partir de mudanças reais ou propostas na organização, operações, processos, atividades e no sistema de gestão de SSO, incluindo mudanças no conhecimento de, e informação sobre, riscos. Mudanças temporárias e permanentes, incluindo requisitos legais, devem ser consideradas.

A Lato Qualitas pode auxiliar sua organização a melhorar a gestão de mudanças.

 

Nasário de S. F. Duarte Jr.
18 de junho de 2018

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