Para as normas ISO9001/ISO14001/ISO45001/IATF16949/PBQP-H, dentre outras, o risco é “o efeito da incerteza”, sendo a incerteza “o resultado da falta de conhecimento”. A busca de oportunidades pode trazer riscos e ações tomadas sobre riscos podem gerar oportunidades. Os riscos e oportunidades devem tratar do atingimento dos resultados pretendidos (objetivos da qualidade, do meio-ambiente de segurança e saúde ocupacional etc.); prevenir ou reduzir efeitos indesejáveis e; alcançar melhoria contínua.
Primeiramente devem ser considerados o contexto (mercado, região, legislação, sistemas, tecnologia, recursos etc.) e os requisitos das partes interessadas (clientes, fornecedores, governos, funcionários etc.) para avaliar corretamente esses riscos e oportunidades. Por exemplo, um contexto desfavorável pode trazer maiores riscos à consecução da estratégia, bem como novos requisitos legais podem trazer oportunidades para certas empresas.
A organização deve planejar tanto ações para abordar esses riscos e oportunidades como integrar e implementar as ações nos processos do seu sistema de gestão e avaliar a eficácia dessas ações. A análise também pode levar à decisão de não se tomar ações (conviver com o risco). Oportunidades podem versar sobre novos produtos, mercados tecnologias etc.
Note-se que a avaliação de riscos e oportunidades é, segundo essas normas, um processo “top-down”, pois deve-se primeiramente compreender o quadro geral (contexto e partes interessadas) para se decidirem as ações e aí leva-las aos processos para a execução dessas ações e posterior avaliação de eficácia. A norma não diz que os riscos devem ser avaliados pelos responsáveis pelos processos.
A norma ainda obriga que as ações tomadas sejam apropriadas ao impacto potencial sobre a conformidade de produtos e serviços. A mudanças e tendências de riscos e oportunidades devem ser analisadas criticamente pela Direção.
Durante auditorias, treinamentos e consultorias observamos alguns erros comuns:
– não considerar o contexto e partes interessadas na abordagem de riscos e oportunidades. Muitas vezes os riscos e oportunidades são avaliadas apenas no nível dos processos, por pessoas que desconhecem a avaliação de contexto e oportunidades feita pela Direção;
– riscos e oportunidades falando apenas do passado (o que já aconteceu) e não do futuro (o que poderia acontecer);
– a sintaxe utilizada não deixa interpretar corretamente qual o risco ou oportunidade que está sendo considerado. Às vezes confunde-se o risco com a ação ou o risco com a causa do risco;
– não se avalia a eficácia das ações tomadas sobre riscos e oportunidades, apenas se as ações foram ou não tomadas.
A LQ pode auxiliar sua empresa a implantar, manter e melhorar a avaliação de riscos e oportunidades.
Nasario, Lato Qualitas, Set/22