Todo dia 15 de Setembro, em 167 municípios brasileiros espalhados por 14 estados, incluindo 8 capitais, é comemorado o Dia do Cliente.
A data foi criada no Rio Grande do Sul em 2003 para homenagear os clientes e estreitas as relações entre o comércio e os consumidores. É uma data para promover descontos especiais, sorteios e outras ações para agradecer a fidelidade dos clientes.
Parece ser algo piegas e oportunista, voltado apenas para vender mais, mas convém lembrar que é o cliente que com seu poder de compra financia o comércio e consequentemente a indústria, serviços, agropecuária e todos os demais ramos de atividade. Portanto nunca é demais homenageá-lo. E como todos nós somos clientes de alguma empresa, todos são homenageados neste dia.
Mas não pode ser apenas nesta data que o cliente tem que ser lembrado. Todos os dias, em todas as relações contratuais e comerciais, o cliente tem que ser lembrado como a razão da existência daquela atividade.
O Dia do Consumidor (15 de Março) é dedicado a lembrar dos direitos do consumidor e difere do Dia do Cliente, que visa celebrar a fidelidade dos mesmos, indo além do simples respeito aos direitos. O consumidor é pessoa física que compra para seu próprio consumo, enquanto que o cliente pode ser uma empresa ou aquele cliente habitual, o conhecido “frequês”.
Em tempos de economia digital e constantes mudanças, convém que a empresa revise continuamente suas políticas e processos voltados ao cliente, para identificar como continuar fidelizando aquele que decidiu preferir nossa empresa em detrimento de outros concorrentes, e para identificar como aumentar o número desses compradores habituais, razão da existência de todas as empresas.
A Lato Qualitas quer homenagear todos os seus clientes neste dia 15 de Setembro. Muito obrigado por nos depositar sua confiança, sempre faremos tudo para continuar a merecê-la.
Nasario de S. F. Duarte Jr.
2 de setembro de 2019