Em 1/03/2024 o AIAG publicou a 3ª edição do manual APQP e a 1ª edição do manual Plano de Controle, que substituem o manual do APQP AIAG 2ª edição de 2008.
As razões para a revisão envolvem a incorporação de uma série de novos conceitos decorrentes da evolução tecnológica no meio automotivo (maior automação, veículos autônomos, eletrificação, indústria de mobilidade em lugar de indústria automotiva) e na gestão da qualidade (p.ex. características pass through, R-FMEA, uso de softwares de gestão, auditorias escalonadas e gestão de anormalidades), e a razão alegada para a divisão do manual em dois foi tornar mais fáceis futuras atualizações.
Entre as mudanças incorporadas destacamos:
– Inclusão de lista de verificação para análise de riscos e requerimento de um plano de mitigação de riscos;
– Inclusão de lista de verificação para análise de fornecedores;
– Requerimento de métricas para o Programa APQP;
– Inclusão de Lançamento Seguro (Safe Lauch);
– Referências a requisitos específicos de clientes em lugar de incluí-los;
– Entendimento que Planos de Controle tradicionais podem não ser adequados a processos altamente automatizados, como por exemplo a fabricação de semi-condutores;
– Reconhecimento de que o APQP completo pode não se aplicar a todas as organizações, em especial àquelas que não desenvolvem projeto de produto;
– Adequação à possibilidade/oportunidade de se criarem Planos de Controle adequados a FMEAs Padrão e FMEAs por família (alinhado com o manual AIAG&VDA 1ª edição);
– Inclusão do DFS (Design for Service) junto com o DFA (Design for Assembly) e DFM (Design for Manufacturing);
– Uso de Read-Across (abrangência) de lições aprendidas e melhores práticas;
– Sugestão de formulários para análise crítica de mudança de fases do APQP.
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Nasario – LQ Técnica e Gestão Ltda. – Jul/24